JASS CARNIVAL

jass_carnival_2008_1


YouTube | SoundCloud


• F A I X A S  E M  D E S T A Q U E •


• B I O G R A F I A •

Jass Carnival, cantor/compositor português, nascido em Caracas, viveu em Leiria, depois em Coimbra e, atualmente, reside em Porto Alegre/RS, no Brasil. Sempre gostou de cantar, especialmente em inglês. Aos 15 anos começou a aprender a tocar guitarra com um velho violão que estava sem uso em sua casa. Depois de algum tempo a trocar acordes com os amigos, começou a compor as suas próprias músicas. Em suas primeiras bandas foi amadurecendo o gosto pela composição e pelos palcos.

Em 1999 fundou a banda de rock id Portico, na cidade de Leiria, Portugal. Na banda assumiu as funções de compositor, voz e guitarra base. A id Porticoparticipou em várias compilações musicais, com destaque para o single “Ashes in the Alley”, que fez parte da compilação “Optimus 2000″, da gravadora EMI. Com esse single a banda rodou bastante na playlist da Rádio Comercial, uma das rádios mais fortes em Portugal. A banda subiu a mais de 40 palcos, abrindo inúmeros shows para bandas portuguesas e estrangeiras conceituadas, com destaque para Travis, Silence4, Tim e The Gift, entre outras…

Em 2003, após o fim da id Portico, uma pausa nos palcos despertou interesse por computadores. Em 2004, a partir das primeiras gravações caseiras, surgiu a demo “Contos de Saturno” e, mais tarde, em 2007 gravou seu primeiro disco, intitulado “Room Session”, com onze canções originais produzidas independentemente. Jass promoveu essas músicas através do Myspace e, com isso, conseguiu obter boas impressões de ouvintes de vários países, como Polónia, EUA e Inglaterra.

Em 2009, entre idas e voltas, mudou-se de vez para a cidade de Porto Alegre. Teve a sorte de fazer bons amigos na capital gaúcha e dessas amizades surgiram novos parceiros musicais, entre os quais, a banda Fantomaticos, os irmãos Nicoletti e o DJ Goraieb. Em Porto Alegre, participou no programa Radar (da TVE/RS), tocou em pubs locais (Cult, London Pub…) e fez algumas participações especiais com a Fantomaticos, das quais se destaca, os shows no Teatro Renascença e no La Estación e a participação na gravação do single e do video “Ao Que Virá” (2014), do álbum “Dispersão” (2013). Jasscontinua compondo e gravando em casa nos tempo livres e recentemente disponibilizou no Youtube o video do single “We Are The Chosen”, música que chamou atenção da Ué Discos, fazendo com que Jass Carnival entrasse para o cast de artistas do selo em 2015.

Ao longo de todos estes anos, suas principais influências musicais vieram deDavid Bowie, Radiohead, Iggy Pop, Stone Roses, Bob Dylan, Slowdive, The Cure, Pixies, Morrissey, Frank Sinatra, Beethoven e Tom Jobim. A música deJass Carnival tem habitualmente elementos que foram inspirados em alguns destes artistas e costuma evidenciar frequentemente em suas canções a melodia, a voz e as guitarras.


• F O T O S •