FANTOMATICOS


Site Oficial | Facebook | Spotify | Deezer | SoundCloud | YouTube


• F A I X A S  E M  D E S T A Q U E •


• B I O G R A F I A •

Fantomaticos é uma banda de Porto Alegre, existente desde 1999. Com dois álbuns, um single e cinco vídeo-clipes lançados, já tocou em diversas cidades do Brasil, participou de festivais e em 2015 fez seu primeiro show internacional, no Uruguai.

Surgida como uma banda de amigos, logo se voltou à busca de uma expressão artística própria e ganhou notoriedade na cena alternativa de rock autoral dos anos 2000, junto de grupos como Cartolas, Pública e Apanhador Só.

Resultado deste período, o primeiro disco, “No Bosque” (2008), revela uma grande carga de experimentalismo e originalidade na composição e arranjos das canções. Seu lançamento teve repercussão nacional na mídia especializada e levou o clipe da canção “Gin” à programação da MTV.

O segundo disco, “Dispersão” (2013), apresenta a formação definitiva do grupo – cinco músicos compositores, arranjadores e cantores – e revela o amadurecimento artístico-musical na construção de um projeto conceitual que busca criar atmosferas e paisagens sonoras introspectivas e consistentes.

Sobre o trabalho, o músico Frank Jorge, ícone do rock nacional, disse: “(…) é bom escutar uma voz que busca na música uma forma de expressão tendo a noção do quanto é nobre esta possibilidade. (…) A identidade/sonoridade da banda já conta com impressões digitais próprias. A banda tem o SEU som!”

Deste álbum foram feitos quatro vídeo-clipes que integram a programação de canais como MTV, Multishow, Bis, Box Brasil, TVCOM RS e TVE-RS, com destaque para o hit “Ao Longe“. Suas canções passaram pela programação da Itapema FM, Unisinos FM, Novos Horizontes e Mínima FM e esse repertório foi apresentado ao vivo na rádio Ipanema FM.

A canção “Recorriendo“, foi remixada pelo artista inglês Midi Error e lançada na rádio BBC Shropshire (Inglaterra). O disco foi destaque na mídia nacional e internacional, como os sites Unsigned & Independent (Irlanda) e Social Radio (EUA), onde foi a primeira banda latino-americana de capa.

A banda já tocou em cidades como São Paulo (Fun House e SESC Vila Mariana), Montevideo (Bluzz Live), Curitiba (Motorrad), além dos principais palcos de Porto Alegre e interior do RS. Participou de festivais comoPsicodália (SC, 2007/2008), Tinidos (PR, 2009), Sofar Sounds (RS, 2014) eRock Rave (RS, 2009) e dividiu palco com artistas como Sérgio Dias, Graforréia Xilarmônica, Pata de Elefante, Frank Jorge, Faichecleres eRelespública.

Atualmente segue fazendo shows enquanto trabalho no seu terceiro disco, que propõe músicas mais diretas, voltadas sobretudo para execução ao vivo. Deste, foi lançado no segundo semestre de 2014 o single “Veja Bem à Sua Volta“, com duas músicas que vêm ganhando espaço na programação das rádios. Em junho de 2015, a Ué Discos lança o segundo single desse trabalho, “Keep Calm“, também com duas músicas.